COACER SUA VIDA E SUA HISTÓRIA

 Para falar da história da Coacer, torna-se necessário retornar mos aos idos de 1.976, quando a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal Ltda., COOPA DF, Se estabeleceu em cristalina, às margens da rodovia BR. 050. - Naquela época, fazenda Mimoso,hoje já área urbana, construiu ali um pequeno armazém e um silo metálico, com a finalidade de atender alguns associados que aqui se instalaram com a finalidade de produzir grãos.

Destes destemidos produtores que aqui chegaram para desbravar os cerrados, alguns ainda estão em nossa companhia, a exemplo do Sr. Joaquim Borella, que foi um dos fundadores da COOPA DF.

Na década de 80 o governo federal lançou o “PRODECER” Programa de desenvolvimento do Cerrado, com apoio do governo japonês, este programa visava atrair produtores com experiência para colonizar, por assim dizer, o cerrado brasileiro,

No bojo desse programa, em 1.985, chegou à região de Cristalina a COCARI – Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari Ltda. Adquiriu as instalações da COOPA DF. e trouxe para cá inúmeros agricultores Paranaenses que aqui se instalaram.

 Esta situação perdurou até 1.994, entretanto, os produtores que aqui se instalaram sempre sonhavam em ter sua própria cooperativa, para que administrada por eles, prosperasse e frutificasse.

Assim, surgiu à idéia de se separar da matriz formando assim uma nova cooperativa, esse caminho legalmente se chama “desmembramento”, iniciado o processo, vieram os tropeços, as partes não se entendiam e restou então o caminho da justiça, que nem sempre é um caminho fácil.

Por esse caminho trilhou a COACER durante dez anos, quando finalmente por uma decisão irrecorrível do Supremo Tribunal Federal, foi determinado à COCARI, que em noventa dias procedesse ao Desmembramento.

Começou então a parte burocrática quando se procede a transferência dos bens, por instrumentos contábeis e por escrituras públicas, que por sua condição especialíssima, são desconhecidas até mesmo das autoridades e por isso demoradas.

Assim, a Escritura de Transferência por Desmembramento somente foi assinada em 29 de agosto de 2.006, pondo fim dessa forma ao processo de desmembramento entre as duas Cooperativas.

A COACER conta hoje, em Cristalina – GO. Com instalações para armazenar 40.000 toneladas de grãos, uma unidade sementeira capaz de produzir 500.000 sacas de sementes de soja com três armazéns capazes de abrigar as sementes produzidas.

Em Campo Alegre de Goiás, a COACER dispõe também de um armazém capaz de armazenar 40.000 toneladas de grãos e uma moderna unidade de beneficiamento e seleção de café, nessa unidade pode se produzir café para ser exportado para os mais exigentes clientes.